SC Transplantes celebra 25 anos salvando vidas e transformando histórias |
Equipes da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) trabalham na limpeza de rios, córregos e valas em Joinville durante todo o ano. Agora, uma força-tarefa está sendo realizada no rio Cachoeira.
"Temos uma programação para limpeza dos rios uma vez ao ano. Além disso, temos o que chamamos de casos emergenciais como é o trabalho no Cachoeira agora. Tínhamos um assoreamento grande na entrada do rio que já foi resolvido, mas a manutenção continua", explica Fábio de Oliveira, coordenador de drenagem da Seinfra.
Neste momento, o trabalho no rio Cachoeira está localizado na avenida Beira Rio, perto da rua Aracaju. A limpeza no rio mais conhecido de Joinville iniciou em dezembro de 2021 e passou pelas ruas Rui Barbosa e Mario Timm com equipe manual, que atua onde não acesso para equipamentos maiores, e com máquinas desde a rua Vice-Prefeito Luiz Carlos Garcia até a rua João Vogelsanger.
O serviço de limpeza e manutenção no rio Cachoeira continua nas próximas semanas para a total remoção do material.
"Encontramos muita coisa dentro dos rios como sofá, geladeira, fogão, madeira, parte de muro. Há situações em que limpamos em um dia e no outro as pessoas já estão jogando coisas dentro de novo. E todo esse entulho vai ficar trancado nas galerias, o que complica quando o rio enche. Essa manutenção que fazemos abrange a limpeza do próprio canal dos rios. Se as pessoas não jogam entulho, o trabalho se mantém. Mas quando jogam, logo temos que voltar com a equipe para refazer o serviço", informa o coordenador.
Além do Cachoeira, equipes e máquinas da Seinfra estão trabalhando atualmente nos seguintes rios de Joinville: rio Santinho (Ulysses Guimarães), rio Velho (Paranaguamirim), rio Mississipi (Pirabeiraba), rio Águas Vermelhas (Vila Nova), rio Ribeirão Lagoinha (Vila Nova), rio Bucarein (Floresta) e rio Itaum (Boehmerwald). Além disso, equipes trabalham na limpeza de valas na estrada Motucas (Vila Nova).
Em 2021, a equipe da Seinfra realizou a limpeza de 155 km de rios, valas e córregos em Joinville.
Deixe seu comentário